Comissão da Verdade se reúne para fechar relatório final dos trabalhos em GO

404

Comissão da Verdade se reúne para fechar relatório final dos trabalhos em GO

A Superintendência de Direitos Humanos (SDH) da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária e Justiça (SAPeJUS) conduzirá na próxima sexta-feira, 28/11, a partir das 8h30, no Auditório Sólon Amaral, na Assembléia Legislativa do Estado de Goiás (Alameda dos Buritis n.º 231,  Setor Oeste, Goiânia-GO) a última reunião da Comissão Estadual da Memória Verdade e Justiça (CEMVJ) Deputado José Porfírio.  O encontro fará os encaminhamentos conclusivos dos grupos de trabalho que compõem a Comissão. A entrega do documento final será no dia 15/12/14.

Durante as reuniões, realizadas ao longo do ano desde o mês fevereiro, os membros da Comissão criaram grupos de trabalho e separaram temas a serem trabalhados a respeito do período da Ditadura Militar em Goiás. São quatro grupos que trabalharam os seguintes temas: Desaparecidos; Contextualização do golpe civil militar em Goiás e intervenção militar; O papel das instituições (igreja, movimento estudantil, imprensa) durante o golpe militar; e Comunidade de Informação em Goiás.

A SAPeJUS, conforme o Decreto Estadual nº 8.101, de 19 de fevereiro de 2014, o qual cria a CEMVJ de Goiás, é o órgão do Executivo goiano responsável por presidir a pesquisa no estado e é representada pela SDH, que também participa como intermediadora e conciliadora de vários de casos de violação dos Direitos Humanos, prestando assistência às vítimas, familiares e agentes públicos, além de realizar projetos sociais. O superintendente  de Direitos Humanos da SAPeJUS, Fabrício Bonfim, presidirá a reunião desta sexta.

A Comissão

A Comissão Estadual da Memória, Verdade e Justiça Deputado José Porfírio de Sousa foi criada em Goiás no dia 21/02/14 pelo Governador Marconi Perillo, e tem como objetivo examinar e esclarecer, na esfera do Estado de Goiás, as graves violações de direitos humanos praticadas no período da Ditadura no País ocorridas entre 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro de 1988.

As instituições componentes da CMVJ Deputado José Porfírio são: Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ); Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-GO); Assembléia Legislativa do Estado de Goiás; Ministério Público do Estado de Goiás (MP); Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Goiás (OAB); Associação dos Anistiados, pela Cidadania e Direitos Humanos do Estado de Goiás (ANIGO); Associação Goiana de Imprensa (AGI); Universidade Federal de Goiás (UFG); Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO); Universidade Estadual de Goiás (UEG); Conselho Estadual de Direitos Humanos; Comitê de Prevenção e Combate à Tortura; além da própria SAPeJUS e mais quatro representantes da sociedade civil.