Vigilante Penitenciário Temporário é detido por suspeita de repasse de celulares para custodiados do CIS de Anápolis

385

 

Um Vigilante Penitenciário Temporário (VPT), plantonista do Centro de Inserção Social Monsenhor (CIS) Luiz Ilc, unidade pertencente à 1ª Coordenação Regional Prisional da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), recebeu voz de prisão por colegas de trabalho no momento em que trabalhava no local, nesta quarta-feira (25/09).  Na mochila dele, os servidores encontraram 10 aparelhos celulares, os quais, segundo a suspeita, seriam repassados para detentos do presídio.

De acordo com o supervisor de segurança do CIS, o Agente de Segurança Prisional Flavio Henrique Paim, a direção da unidade recebeu uma denúncia anônima, o que levou à monitoração do servidor após a entrada dele no plantão. “Recebemos uma informação de que o VPT estava facilitando a entrada de ilícitos; instante em começamos a fazer uma monitoração dele e os eletrônicos foram encontrados na mochila dele, na qual  ele alegou que só tinham roupas pessoais”, ressalta.

Diante do ocorrido, a direção do presídio realizou os procedimentos operacionais e conduziu o suspeito à Delegacia da Policia Civil para as devidas providências .

Diante dos fatos, a direção da UP abriu procedimentos administrativos internos para averiguação dos fatos e aplicação das sanções penais necessárias aos possíveis presos beneficiários pela ação suspeita.

O Diretor-Geral de Administração Penitenciaria, Coronel Wellington Urzeda, determinou o destrato imediato do suspeito e parabenizou os servidores pela ação proativa.” A Polícia Civil fará a investigação sobre o caso, mas já determino o destrato frente aos fatos preliminares expostos. “A direção atenta e equipe estão de parabéns! A Administração Penitenciária não encobre nada e não pactua com o erro de servidor nenhum”, frisa ele.

O rigor que pauta a segurança penitenciária reflete às determinações do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Segurança Pública e DGAP, para o controle da disciplina e ordem no ambiente carcerário.

Fotos: DGAP
Comunicação Setorial
Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP)
(62) 3201-4726
(62) 99858-4776