Unidade Prisional de Serranópolis recebe doação de maquinário para fabricação de blocos de cimento

A ação irá ampliar a oportunidade de ressocialização no presídio

A Unidade Prisional (UP) de Serranópolis recebeu nesta segunda-feira, 04/11, a doação de uma máquina para produção de blocos de cimento com a mão de obra carcerária disponível no local. O equipamento foi doado por uma Usina Energética, localizada no município.

De acordo com o diretor da UP, Sueide Nascimento, o equipamento vai ampliar as oportunidades de ressocialização de custodiados, por meio do trabalho. “Além disso, o feito, realizado em parceria com o Poder Judiciário, as Prefeituras de Serranópolis e de Chapadão do Céu e empresários da cidade de Jataí, gera transparência à sociedade do que está sendo realizado na UP”, frisa.

Nascimento reforça que, nos próximos 30 dias, será iniciada a produção dos blocos de cimento, tempo necessário para a obtenção da matéria prima. “70% da população carcerária estará envolvida nesse projeto”, ressalta.

Todos os itens produzidos na unidade serão utilizados em obras públicas da cidade e nas reformas de creches,escolas e hospitais.

A ação realizada na UP atende diretrizes de políticas penitenciárias instituídas pelo Governo do Estado, em consonância com a Secretaria se Segurança Pública e a DGAP, no que tange à reintegração social da população carcerária. A ocupação e a qualificação profissional do preso impactam na diminuição da reincidência criminal. Isso tem um valor social agregado enorme”, lembra o diretor-geral da DGAP, coronel Wellington Urzêda.

A Unidade Prisional de Serranópolis integra a 6ª Coordenação Regional Prisional da DGAP.