Servidores frustam fuga na UP Caldas Novas durante procedimento de revista estrutural

Duas ceguetas foram encontradas com um dos reeducandos do local que teria iniciado a serra das grades superiores da ala

Servidores da Unidade Prisional (UP) de Caldas Novas, pertencente à 4ª Regional Prisional Sudeste da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), frustraram uma possível fuga no presídio, nesta segunda-feira, 20/05. Durante procedimento de revista estrutural foram encontradas em posse de um reeducando duas ceguetas que estavam sendo usadas para serrar a grade superior da ala.

De acordo com o diretor da UP, Adalberto Magalhães, durante revista rotineira em uma das alas do presídio os agentes plantonistas encontraram os materiais em posse de um dos reeducandos que confessou estar serrando a grade de proteção para futuramente fugir do local.

Segundo Magalhães, a gestão aplicada na UP monitora e fiscaliza os reeducandos que possuem indicativos de resgates ou fugas, rigor que evitou a possível evasão. “A rigidez na monitoração do reeducando que assumiu o ato ilícito é derivado do comportamento do mesmo no ano passado; ocasião em que indivíduos tentaram resgata-lo enquanto passava por atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento do município, ação que resultou na prisão dos criminosos”, ressalta o diretor.

Durante o mesmo procedimento também foi encontrado um aparelho celular com um dos detentos da mesma cela.

De imediato, a direção da UP instaurou procedimentos para averiguação dos fatos e, diante do ocorrido, irá aplicar as devidas sanções penais em conformidade com a Lei de Execução Penal e conduziu os detentos à Delegacia da Polícia Civil para as devidas providências.

Os materiais encontrados foram entregues à Polícia Civil.