Servidores da UP de Valparaiso frustram fuga de presos no local

Na cela onde foi feita a perfuração estavam detentos que cumprem pena por latrocínios, roubo, homicídio e furto. Um barulho advindo de onde eles estavam chamou a atenção dos plantonistas.

389

Servidores da Unidade Prisional (UP) de Valparaiso, pertencente à 3ª Coordenação Regional Prisional da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), evitaram fuga de detentos no presídio, na madrugada desta segunda-feira, 07/10. Um buraco estava sendo perfurado de dentro de uma das celas para acesso à rede de esgoto local.

De acordo com o diretor da UP, Wagner Alves, durante procedimento operacional de ronda, os agentes plantonistas identificaram um barulho estranho advindo de uma das celas e, ao averiguar, encontraram o buraco. No local, estavam seis detentos, os quais cumprem pena por roubo, latrocínio, homicídio, furto e tráfico de entorpecentes.

De imediato, os servidores transferiram os detentos para outras celas da UP e deram prosseguimento aos procedimentos operacionais, conforme determina a lei de execução penal.

A direção da UP informou que já realizou os reparos na cela danificada e abriu procedimentos administrativos internos para apuração do fato. Após as averiguações serão aplicadas, aos responsáveis pelo fato, as sanções disciplinares cabíveis, em conformidade com a lei.

O rigor nos procedimentos, que resultaram na frustração de fuga, é resultado da aplicação de uma série de medidas instituídas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Oubkoca e DGAP, para garantia da segurança em ambientes prisionais.

Fotos: DGAP

Comunicação Setorial
Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP)
(62) 3201-4726
(62) 99858-4776