Programa remição de pena pela leitura beneficia 25 detentas, em Formosa

Presas serão avaliadas por comissão específica, a partir da produção e apresentação de resenhas de livros

52

Na Unidade Prisional Regional Feminina (UPRFEM) de Formosa, pertencente à 8ª Coordenação Regional Prisional (CRP) da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), 25 custodiadas serão beneficiadas com a remição da pena pela leitura. O programa é resultado de uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação, por meio da Escola Estadual Mauro Alves Guimarães.

As obras literárias utilizadas são fruto de doações da DGAP e do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). “A oportunidade da leitura ressalta a importância da busca por conhecimento, seja por meio de jornais e livros. A leitura proporciona aprendizado de novas palavras e mexe com a imaginação, de modo que realizamos todo um processo de construir um personagem, de imaginar como é o momento expresso na obra literária”, comenta o coordenador da 8ª CRP, Eduardo Carneiro.

Depois de ler as obras literárias, as detentas irão produzir resenhas dos livros lidas e uma comissão de profissionais da Educação, junto com os servidores da UPRFEM, analisarão as atividades. “As participantes vão passar também por avaliação oral presencial, a critério da comissão”, explica o coordenador regional.

Inscritos

A educação, assim como a leitura, são eixos de suma importância no cenário de ressocialização da população carcerária. Elas são foco da administrativa penitenciária, tendo em vista a reinserção social de forma digna e com conhecimento.

Segundo a Gerência de Educação, Módulo de Respeito e Patronato, atualmente a DGAP conta com 87 extensões escolares dentro dos presídios goianos. “Até o dia 31 de outubro deste ano, haviam 2.691 detentos matriculados no Regime Especial de Aulas Não Presenciais (REANP)”, ressalta a policial penal Michelle Cabral. “No mesmo mês, 6.509 detentos do Estado participaram de programas de ressocialização com base na remição da pena por leitura”.

Fotos: DGAP

Diretoria-Geral de Administração Penitenciária
Comunicação Setorial