Programa Educando para a Liberdade, executado na UP de Niquelândia, recebe 40 novas carteiras escolares

Mais de 80 custodiados do local são beneficiados com os materiais entregues, os quais vão substituir as antigas carteiras utilizadas

154

Com vistas a garantir maior comodidade aos mais de 80 custodiados que participam do Programa Educando para a Liberdade, na Unidade Prisional de Niquelândia – pertencente à 7ª Coordenação Regional Prisional da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) -, 40 novas carteiras escolares foram entregues ao presídio na última semana. O material foi destinado à UP pela Gerência de Educação, Módulo de Respeito e Patronato da Superintendência de Reintegração Social e Cidadania da instituição, em substituição às carteiras já utilizadas.

O Programa Educando para a Liberdade é executado na UP desde 2007. O diretor da UP, Pedro Afonso, lembra que, além do conhecimento, os custodiados participantes recebem remição da pena pelo estudo, como dita a legislação. “Para cada três dias de estudo, o preso ganha um dia de remição da pena, em conformidade com a Lei de Execução Penal (LEP)”, afirma.

O espaço destinado ao Ensino na UP, extensão do Colégio Estadual Professor Joaquim Francisco Santiago, foi construído com recursos provenientes do Conselho da Comunidade na Execução Penal da Comarca. O local conta com biblioteca, ar condicionado, banheiro e estrutura física adequada. Os mais de 80 custodiados que participam do programa, divididos em quatro turmas, estão matriculados na modalidade Ensino para Jovens e Adultos (EJA) do sistema público de Educação.

As carteiras escolares, antes utilizadas no programa, foram doadas para uma instituição de Ensino localizada na zona rural do município.

Fotos: DGAP

Comunicação Setorial
Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP)
(62) 3201-4726
(62) 99858-4776