Polícia Penal de Uruaçu distribui 400 bonecos produzidos por presos da unidade prisional para crianças da cidade

Projeto é resultado de uma parceria com o Lions Clube, que fornece todo material para produção dos brinquedos

148

A Unidade Prisional Regional (UPR) de Uruaçu, em parceria com o Lions Clube, está distribuindo brinquedos artesanais produzidos pelos internos do presídio para crianças da cidade. Os policiais penais visitaram os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) Talita Fernandes e Marizinha, nessa sexta-feira (8/10), e entregaram os bonecos para os pequenos.

Nesta primeira etapa do projeto foram produzidos 400 bonecos que estão fazendo a alegria dos pequenos. Todo material utilizado na produção dos brinquedos foi fornecido pelo Lions Clube de Uruaçu, que sempre contribui com os projetos de ressocialização da unidade prisional da cidade por meio da sua área social.

Para Márcio Moreira, diretor da UPR de Uruaçu, parcerias como essa fortalecem o sistema penitenciário porque elas não beneficiam somente a população privada de liberdade. “O Lions Clube e a Unidade Prisional de Uruaçu, por meios de seus projetos, estão contribuindo com a inclusão social dos reeducandos e espalhando atenção, amor e carinho para comunidade uruaçuense”, defende.

Ressocialização

A iniciativa do projeto partiu de uma servidora penitenciária que trabalha na UPR de Uruaçu. A vigilante penitenciária temporária Fernanda Daniela Costa usou suas habilidades para produção de artesanato para ensinar os custodiados. “Ela tem curso na área e também trabalha com a produção destes materiais. É uma atividade que requer muita habilidade porque é tudo muito minucioso, precisa ser feito com cuidado”, afirma Márcio.

Atualmente oito internos trabalham na produção dos brinquedos. O diretor da UPR explica que o projeto está apenas no início e a intenção é ampliar. “Vamos ensinar outros custodiados na medida que forem surgindo demandas por mais brinquedos e dependendo da aptidão dos presos”, conta. “O próprio Lions mostrou interesse em fazer leãozinhos, que são o símbolo deles, para distribuir para crianças em tratamento no hospital do câncer”.

Com a confecção dos bonecos, os detentos da UPR de Uruaçu, que pertence à 7ª Coordenação Regional Prisional (CRP) da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), têm a oportunidade de aprender um novo ofício e conquistam a remição de pena por meio do trabalho, de acordo com a Lei de Execução Penal.

Diretoria-Geral de Administração Penitenciária – DGAP
Comunicação Setorial