Pela primeira vez, policial penal assume a direção da Administração Penitenciária de Goiás

Josimar Pires é servidor de carreira da Polícia Penal desde 2010 e já ocupou diversas funções de liderança dentro do sistema penitenciário

716

A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) está sob novo comando. O governador Ronaldo Caiado nomeou, na última quinta-feira (16/12), o policial penal Josimar Pires para função de diretor-geral de Administração Penitenciária. Ele deixa a coordenação da 1ª Regional Prisional para assumir a nova função. Esta é a primeira vez que um policial penal assume a posição.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 3647/2020, aprovada na Assembleia Legislativa em dezembro de 2020, instituiu a Polícia Penal no Estado, e determinou, em seu artigo 2º, parágrafo 2, que a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária seja dirigida por um policial penal de carreira da ativa. A nomeação do policial penal Josimar Pires, portanto, é mais um compromisso que o governador Ronaldo Caiado cumpre com os servidores da instituição.

Josimar Pires tem 35 anos, foi nomeado para exercer o cargo de agente de segurança prisional da Secretaria de Segurança Pública em 2010. Desde então, foi construindo sua carreira na DGAP. Foi supervisor e diretor na Unidade Prisional de São Luís dos Montes Belos e no Presídio Estadual de Formosa. Também foi coordenador da 3ª e 9ª Regional Prisional, onde se destacou pelo trabalho de combate ao crime e, posteriormente, assumiu a 1ª Regional Prisional, responsável pelas unidades prisionais da região Metropolitana de Goiânia, incluindo o Complexo Prisional.

Ao tomar posse, nessa sexta-feira (17/12), o novo diretor-geral de Administração Penitenciária disse que assume o comando da instituição com muito orgulho do trabalho que os colegas vêm realizando dentro das unidades prisionais do Estado. “A Polícia Penal de Goiás é referência em todo país graças à dedicação de todos servidores. O intuito é dar continuidade na gestão administrativa do tenente-coronel Rasmussen, analisar onde podemos melhorar ainda mais, buscar mais resultados, continuar combatendo o crime e protegendo a sociedade”, ponderou Josimar.

Josimar é graduado em Pedagogia e Direito, pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Centro Universitário Montes Belos (UniMB), respectivamente, e tem pós-graduação em Matemática. À frente da DGAP, Josimar vai comandar a Polícia Penal e todo o Sistema Prisional goiano que integra nove coordenações regionais, responsáveis por administrar as 96 unidades prisionais do Estado.

Diretoria-Geral de Administração Penitenciária – DGAP
Comunicação Setorial