Inscrições abertas para submissão de artigos para o 1º livro da Polícia Penal

Livro deve ser lançado no fim do ano, publicado em formato impresso e e-book. Inscrições encerram dia 30 de junho

1429

Começam nesta terça-feira (01º/06) as inscrições de capítulos originais para publicação do livro “Polícia Penal: reflexões acerca da nova polícia brasileira”. A publicação é resultado de uma iniciativa da Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP), com previsão de lançamento para dezembro deste ano. O período de inscrições encerra no dia 30 de junho e podem se inscrever servidores da DGAP, autores e pesquisadores externos à instituição, inclusive de outros países.

Os textos abordar pelo menos um dos três eixos definidos pela comissão organizadora, que envolvem o campo da gestão, segurança pública, sistemas de inteligência e políticas de ressocialização. Eles devem ser estruturados em formato de artigo científico, respeitando as características deste gênero textual.

As inscrições serão realizadas pelo e-mail livro.policiapenal@gmail.com. No primeiro momento, os autores devem enviar a ficha de inscrição (anexo I) e o resumo do capítulo original. Em caso de co-autoria, cada co-autor deve preencher uma ficha de inscrição e os documentos devem ser enviados no mesmo e-mail. No assunto do e-mail deve constar: ‘Edital 001/2021 – DGAP – [título do artigo]’.

O resumo deve ser enviado em Word, grafado em Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, ter no máximo 300 palavras e apresentar em parágrafo único informações sobre objetivos, métodos, resultados esperados, fulcros teóricos e conclusões do trabalho. Devem ser incluídas de três a cinco palavras chave, expressões relacionadas ao tema do trabalho, separadas por ponto.

Após a aprovação do resumo, devem ser encaminhados os seguintes documentos: capítulo original, declaração de inexistência de plágio (anexo II); declaração de revisão textual, devidamente assinada por profissional da área de Letras (anexo III); autorização para divulgação e utilização da obra (anexo IV). Em caso de co-autoria, cada co-autor deve preencher a declaração de inexistência de plágio e autorização para divulgação e utilização da obra e tais anexos devem ser enviados em e-mail único.

O capítulo original deve ser enviado em formato Word, grafado em Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas e seguir as demais normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Cada autor ou co-autor pode submeter até três capítulos, sendo que cada texto pode ter até três co-autores, sem garantia de seleção dos referidos capítulos.

Os artigos serão submetidos à análise de conselho editorial para publicação do livro, que selecionará os melhores trabalhos considerando a relevância do tema; o rigor científico; a clareza, a objetividade e a correção da linguagem; e a qualidade acadêmica do texto. A divulgação dos textos aprovados acontecerá no dia 12 de julho.

O livro será publicado em formato impresso e e-book, e não será comercializado, favorecendo a democratização do conhecimento. Os artigos inscritos devem atender todos os requisitos do edital, que pode ser acessado no link abaixo. Por isso, é imprescindível a leitura deste edital na íntegra.

Portaria nº141-2021
Baixar Arquivo
Edital 001-2021 – Livro Polícia Penal – DGAP
Baixar Arquivo
ANEXOS – EDITAL N 001_2021 – DGAP

 

Baixar Arquivo
 Portaria n 202/2021- DGAP

 

Baixar Arquivo

Resultado

Diretoria Geral de Administração Penitenciária
Comunicação Setorial