Governo de Goiás inaugura reforma e ampliação da Unidade Prisional de Itapaci nesta terça-feira

Obras realizadas em parceria com o Tribunal de Justiça, Ministério Público e Conselho da Comunidade em execução penal criam 36 novas vagas para o presídio; unidade receberá materiais de segurança penitenciária durante a solenidade

O Governo de Goiás, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO) e a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) inauguram nesta terça-feira, 16/04, às 10h, a reforma e ampliação da Unidade Prisional (UP) de Itapaci, pertencente à 7ª Regional Prisional Norte da DGAP. As obras foram realizadas em parceria com o Tribunal de Justiça , Ministério Público e Conselho da Comunidade em execução penal da comarca. A UP passa a contar com três novas celas, totalizando 36 vagas para receber reeducandos, sendo 18 delas para custodiados do regime fechado e as outras 18 para aqueles que cumprem pena no regime semiaberto.

Durante a solenidade de inauguração, o Governo de Goiás, representado pelo Diretor-Geral da DGAP, coronel Wellington Urzêda, realizará a entrega de oito tonfas e algemas, dez lanternas, munições e outros materiais de segurança penitenciária. Servidores que laboram na UP receberão kits de uniformes para executarem seus trabalhos.

As obras de reforma e ampliação da UP, que tiveram duração de seis meses, contaram com o trabalho de 13 reeducandos, os quais receberam remição de pena pelo serviço prestado, em conformidade com a Lei de Execução Penal (LEP). “Os custodiados que participaram desse projeto já estão com vagas garantidas para trabalharem em obras da Prefeitura, como por exemplo na revitalização de calçadas da cidade”, afirmou a diretora da unidade, Fernanda Rosa. “Ao fim do cumprimento da pena, esses presos podem contar com uma nova profissão para garantir o sustento de suas famílias”, lembra a gestora.

A elaboração da planta arquitetônica para ampliação do presídio ficou a cargo da Gerência de Engenharia da DGAP.

As benfeitorias entregues à Unidade Prisional de Itapaci nesta terça-feira vão contribuir para a humanização no cumprimento da pena dos custodiados, segundo o diretor Regional Prisional Norte da DGAP, Genair Vieira. “Os reeducandos terão mais dignidade e maior conforto até o fim da execução de suas sentenças”, finalizou.

PAUTA

Assunto: Inauguração da reforma e ampliação da Unidade Prisional de Itapaci