Governo de Goiás inaugura ampliação e reforma da UP de São Luís de Montes Belos nesta quarta-feira

Unidade Prisional passa a contar com 20 novas vagas; além da pintura geral das celas e muro externo, foram construídas passarelas suspensas sobre toda a estrutura do estabelecimento para fortalecer a segurança

172

O Governo de Goiás, por meio da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) e da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-GO), inaugura nesta quarta-feira, 17/07, às 09h00, a reforma e ampliação da Unidade Prisional (UP) de São Luís de Montes Belos, pertencente à 5ª Coordenação Regional Prisional da DGAP. As obras foram executadas em conjunto com o Poder Judiciário, Ministério Público e Conselhos da Comunidade na Execução Penal das comarcas de São Luís de Montes Belos e Aurilândia.

A UP passa a contar com vinte novas vagas, sendo nove delas destinadas a uma cela para sentenciados do regime fechado e outras 11 que integrarão o Módulo de Respeito da unidade, alojamento voltado aos presos que trabalham na fabricação de tijolos, dentro do próprio presídio.

De acordo com o diretor da UP, Josimar Pires, a obra de reforma e ampliação durou cerca de oito meses e contou com mão de obra de 20 custodiados do local, todos beneficiados com a remição da pena pelo trabalho, em conformidade com a Lei de Execução Penal, e doze deles beneficiados também com remuneração proveniente do Estado. “Os trabalhos realizados pelos apenados são de suma importância para garantia da ressocialização e da qualificação profissionalizante da mão de obra”, ressalta o diretor.

Todas as celas da Unidade Prisional de São Luís de Montes Belos foram reformadas e pintadas, assim como os espaços externos. Para manutenção da segurança, foram construídas passarelas suspensas sobre toda a UP. Os tijolos utilizados na obra foram produzidos na própria unidade, por meio do Projeto de Bloco em Bloco, do qual participam 20 custodiados.

Em relação à execução de toda a obra, o diretor-geral da DGAP, coronel Wellington Urzêda, lembra que as parcerias são de grande importância para o cumprimento do dever social de zelar pela Segurança Pública. “As parcerias com o Poder Judiciário, Ministério Público, segmentos organizados, organizações não governamentais, universidades, faculdades, prefeituras, conselhos da comunidade na execução penal e vários outros órgãos e entidades têm nos ajudado muito nessa difícil tarefa de melhorar o sistema penitenciário goiano”, pontua Urzêda.

Apresentação de projetos

Durante a solenidade, a direção da UP realizará a apresentação dos projetos que são desenvolvidos no presídio. São eles: Projeto Ordem, Disciplina e Respeito; Projeto de Bloco em Bloco; Projeto Um Dia de Convivência; Projeto Brinquedoteca e projetos de educação, sendo que os quatro primeiros concorrem ao prêmio Innovare/2019, na categoria Cidadania e Justiça.

A reintegração social, política penitenciária que vai ao encontro das diretrizes do Governo de Goiás, é uma das pautas essenciais para a gestão do sistema prisional goiano, segundo o diretor-geral da DGAP, coronel Wellington Urzêda. “O preso, ao ter a oportunidade de trabalho, seja pelo Estado ou pelo setor privado, tem uma chance maior à efetivação de reintegração social e menores chances de reincidência à criminalidade. Uma das coisas mais gratificantes de se ver dentro do sistema prisional é a ressocialização do custodiado pelo trabalho. Quando esse preso deixa o cárcere, ele tem uma qualificação profissional, está preparado para o mercado de trabalho e para ganhar seu sustento e de sua família”, lembra Urzêda.

Além do diretor-geral de Administração Penitenciária, superintendentes e gerentes da DGAP, foram convidadas para o evento autoridades que integram a execução penal local e representantes do Ministério Público e do Poder Judiciário de São Luís de Montes Belos e Aurilândia.

Serviço

Assunto: Inauguração de ampliação e reforma da UP de São Luís de Montes Belos
Data: 17/07
Horário: A partir das 09h00
Endereço: Rua Rio do Prata, Setor Morada Nova, São Luís de Montes Belos – GO

Comunicação Setorial
Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP)
(62) 3201-4726
(62) 99858-4776