Direção da UP de Cachoeira Alta realiza doação de verduras para abrigos e creches da região

Todos os alimentos foram cultivados no presídio, com a mão de obra de quatro custodiados beneficiados pela remição da pena por tempo de trabalho

A direção da Unidade Prisional (UP) de Cachoeira Alta, pertencente à 6ª Regional Prisional Sudoeste da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), realizou doações de verduras cultivadas no presídio, nesta quarta-feira, 12/06, a abrigos, creches e escolas da região. O plantio dos alimentos foi realizado com a utilização da mão de obra de quatro reeducandos do local, que são beneficiados pela remição da pena por tempo de trabalho, em conformidade com a Lei de Execução Penal.

De acordo com o diretor da UP, Rômulo Inácio da Silva, esse é o terceiro ano em que o presídio mantém a horta com essa mesma finalidade. Para atender necessidades dos estabelecimentos, foram doados 20 quilos de verduras. “A doação é uma forma de contribuir com o desenvolvimento social”, lembra Silva.

Além de garantir um retorno positivo à comunidade, a ação proporciona aos custodiados a oportunidade de aprender uma nova profissão para ser posta em prática ao termino do cumprimento da pena. “Essas ações são de extrema importância e garantem a ressocialização e incidem, principalmente, na diminuição da reincidência criminal”, ressalta Vildebal Alves, diretor da 6ª Regional.

A reintegração social efetivada pela ação compõe a série de medidas estabelecidas pelo Governo do Estado em consonância com políticas da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e da DGAP, visando melhorias para o sistema prisional goiano. “Projetos de ressocialização garantem os direitos fundamentais básicos, tornando o trabalho e o estudo primordial para o aumento da segurança pública”, lembra Silva.

“Vale ressaltar que, nos próximos dias, será feita novamente uma doação às entidades civis,garantindo aos destinatários uma alimentação de qualidade”, concluiu o diretor da unidade.