DGAP instala Comissão de Direitos Humanos da Administração Penitenciária para garantia do respeito e da dignidade dos servidores

Durante solenidade, realizada na Escola de Administração Penitenciária, foram nomeados os cinco membros participantes da comissão

124

 

 

A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) realizou na manhã desta sexta-feira, 12/04, na Escola Superior de Administração Penitenciária (Esap), a solenidade de instalação da Comissão dos Direitos Humanos da Administração Penitenciária do Estado de Goiás (CIDHAP/GO). A comissão, formada por cinco membros, todos agentes de segurança prisional – nomeados durante o evento, traz como competência o acompanhamento e a implementação de políticas que garantam o respeito e a dignidade profissional e pessoal dos servidores do sistema prisional goiano.

O diretor-geral da DGAP, coronel Wellington Urzêda, ressaltou durante o evento algumas das finalidades para as quais a CIDHAP/GO foi criada. “É importante que o servidor entenda que ele também é lembrado, que há uma comissão que zela pelos seus direitos e garantias”, afirmou. “Nós possuímos, no Estado de Goiás, a melhor mão de obra do sistema penitenciário brasileiro. O nosso servidor é preocupado, é qualificado”, concluiu Urzêda.

A vice-presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim), Lorena Aires, uma das idealizadoras da CIDHAP/GO, ressaltou que a categoria a qual ela representa compreende o valor do trabalho executado pelos servidores da DGAP na busca pela garantia da ordem e segurança nos presídios goianos. “Estamos juntos para somar com vocês sempre, para proteger a dignidade e o respeito do trabalho de vocês”, concluiu.

Ainda durante o evento foram nomeados os agentes de segurança prisional que passaram a compor a nova comissão, em conformidade com a portaria 133/2019-GAB-DGAP. São eles: a presidente Ana Maria Távora Fundão e os membros Thiago de Melo Lopes, Rodrigo de Oliveira Costa, Luana Andrade Rios e Gustavo Guimarães de Paulo. “O ponto principal do sistema penitenciário é o servidor”, enfatizou o diretor-Geral.

A presença constante do Governo de Goiás nas ações promovidas pela DGAP também foram lembradas por Urzêda, que destacou o compromisso que o governador Ronaldo Caiado tem demonstrado em relação ao sistema prisional goiano. “O governador está sempre com a gente. Tem mostrado que há muito a investir no sistema penitenciário. Nossos desafios são grandes, mas vamos conseguir alcançar as nossas metas”, finalizou.

Também participaram da mesa diretiva da solenidade o secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, o presidente da Abracrim, Alex Neder, o bispo Manoel Gonzales, representando o grupo Universal nos Presídios e a presidente da CIDGHAP/GO, Ana Maria Távora.

 

 

Goiânia, 12 de abril de 2019

Comunicação Setorial

Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP)

(62) 3201-4726

(62) 99858-4776