DGAP finaliza mapeamento de atividades dos departamentos administrativos do órgão, contemplando uma das fases do Promove

Durante o levantamento também foram analisadas as atribuições dos servidores, a complexidade das tarefas, tempo de execução e impactos das atividades.

131

A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), por meio da Superintendência de Gestão Integrada (SGI), finalizou na última sexta-feira, 11/09, o mapeamento das atividades dos servidores dos departamentos administrativos, atendendo assim mais uma fase do Programa de Acompanhamento de Produtividade (Promove), que é realizado pela Secretaria de Estado da Administração (Sead) em todos os órgãos do executivo estadual.

Para o Diretor-Geral de Administração Penitenciária, Coronel Agnaldo Augusto da Cruz, o Governo de Goiás demonstra um zelo expressivo e vanguardista com a qualidade do serviço público entregue ao cidadão. Para ele, o Promove reflete essa preocupação. “Mais do que nunca não há mais espaço para o empirismo na gestão pública e esse governo tem se esforçado para criar as ferramentas e mecanismos para a transformação real da administração com foco na alta qualidade do serviço para o público, conforme a sociedade merece. A DGAP, diante desse contexto, busca se organizar, internamente, à altura da exigência do governo para o alinhamento com as diretrizes determinadas”, afirma ele.

Desta forma, durante duas semanas, os gerentes ligados a SGI, superintendências e setoriais da instituição realizaram o mapeamento sob orientação da SGI e da Sead, com o objetivo de direcionar o desenvolvimento profissional dos servidores e aprimorar a performance para melhor atender a sociedade quanto às entregas públicas que a instituição tem a obrigação de realizar.

De acordo com a superintendente de Gestão Integrada, Ana Carolina Rezende Abrahão, o trabalho começou com a análise do regulamento do órgão e desenvolvimento de uma planilha onde foram reunidas todas as informações do mapeamento. “Nosso principal desafio foi fazer uma análise crítica que verificasse se as atividades desempenhadas estão de acordo com o regulamento da instituição”, explica Ana Carolina.

Depois a servidora Lorena Ilidia Costa da Gerência de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas da DGAP se reuniu por teleconferência com cada gerente de departamento a fim de esclarecer todas as dúvidas. A partir daí os gerentes e chefes setoriais fizeram o preenchimento das planilhas indicando as entregas e atividades dos integrantes das equipes. Durante o procedimento também foram analisadas as atribuições, a complexidade das tarefas, tempo de execução e impactos das atividades. “Determinar o tempo de entrega de cada atividade foi a parte mais difícil para os gestores. Mas a equipe da Sead foi muito solícita. Eles nos ajudaram todas as vezes que surgia alguma dúvida”, explica Lorena Ilidia Costa, que além das orientações reuniu todas as informações.

A superintendente de Gestão Integrada também ressaltou que o comprometimento da equipe da DGAP foi fundamental para que o trabalho fosse executado conforme proposto e dentro do cronograma. “Finalizamos mais uma fase deste programa que é tão importante para a profissionalização do serviço público. O empenho e participação de todos os departamentos envolvidos no mapeamento fizeram a diferença”, agradece Ana Carolina.

Esta fase do Promove estruturará os mecanismos que nortearão a avaliação de produtividade dos servidores futuramente. Trata-se de uma ação que já estava prevista no cronograma de instalação do programa, em execução desde 2019, mas que está sendo desenvolvida neste momento por causa do trabalho remoto em algumas atividades administrativas do Estado.

 

Fotos:DGAP

Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP)
Comunicação Setorial