Covid 19 – DGAP recebe 6 mil testes rápidos para testagens no sistema prisional goiano

O quantitativo é resultado de doações realizadas pela Secretaria Estadual de Saúde de Goiás e Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia

A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), por meio da Gerência de Assistência Biopsicossocial, recebeu 6 mil testes rápidos, nesta quinta-feira, 30/07. Os itens foram doados pela Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia.

A Gerência, pertencente à Superintendência de Reintegração Social e Cidadania da DGAP, salienta que deste quantitativo 4 mil testes foram disponibilizados pela Secretaria Estadual e 2 mil testes foram oferecidos pela Secretaria Municipal de Aparecida de Goiânia. A ação é resultado de tratativas que contaram com o Ministério Público por meio do promotor Dr. Marcelo Celestino.

Os materiais serão utilizados em ações de rastreamentos da doença dentro de ambientes prisionais goianos para a prevenção e combate à pandemia causada pelo novo coronavírus.

Inicialmente, os 6 mil testes serão realizados nas unidades localizadas no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia e na Casa do Albergado Ministro Guimarães Natal, unidades pertencentes à 1ª Coordenação Regional Prisional da DGAP. “ Após a conclusão do Projeto no Complexo Prisional iremos avaliar juntamente com o Comitê de Crise da DGAP no Enfrentamento à COVID-19 a ampliação da testagem e atendimento nas unidades do interior do estado”, ressalta Sandro de Souza e Silva, Gerente de Assistência Biopsicossocial da DGAP.

A testagem continua no sistema prisional goiano vai ao encontro de normativas estabelecidas pelo Governo do Estado e Secretaria de Segurança Pública e a DGAP.