Começa o I Curso Tático de Ações e Escoltas 2019 da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária

155

 

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO) e da Diretoria-Geral da Administração Penitenciária (DGAP), realizou, nesta quarta-feira, 14/08, a aula inaugural do I Curso Tático de Ações e Escolta (CTAE) da administração penitenciária, no Auditório da Secretaria de SSP-GO. O CTAE tem como objetivo capacitar, com alto grau de eficiência e segurança, agentes de segurança prisional (ASPs) para a execução de escoltas urbanas, especialmente para hospitais e fóruns; e recambiamentos intermunicipais e interestaduais. Os formandos se habilitarão a compor o Grupo de Escolta Penitenciária (GEP) da DGAP.

O curso tem duração de 17 dias, período em que os servidores receberão instruções, com conhecimentos específicos, para a prática do procedimento operacional padrão na atividade de escolta. As aulas do CTAE serão ministradas por servidores da Escola Superior de Administração Penitenciária (Esap), agentes do Grupo de Escoltas Penitenciárias (GEP), servidores do Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (Gope), além de integrantes do Corpo de Bombeiros Militar, de policiais militares integrantes da Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) e do grupamento da Ronda Ostensiva Municipal (Romu).

O gerente da Escola Superior da Administração Penitenciária (Esap) da DGAP, Agente de Segurança Prisional Leandro Militao, ressaltou a importância do investimento na formação técnica do servidor. “Fica bem claro e transparente o apoio dessa Diretoria à qualificação do servidor penitenciário e a intensidade das atividades de capacitação que a Esap tem executado. Sem dúvida alguma, essa atitude é uma forma de reconhecimento da categoria. Para nós, esse investimento não é de graça e vamos devolver com trabalho, trabalho e trabalho”, afirmou Militão. O gerente chamou a atenção para o quantitativo de servidores já capacitados pela Esap, hoje, totalizado em 2,7mil, mais que a metade do número de pessoal da administração penitenciária.

O superintendente de Segurança Penitenciária da DGAP, Agente de Segurança Prisional, Jonathan Marques Silva, falou aos presentes sobre o orgulho dos colegas. “Tenho muito orgulho de fazer parte desta categoria que tanto se esforça para uma profissionalização cada vez maior do trabalho que fazemos para o Estado e para a sociedade. Parabéns para todos vocês e para todos os servidores penitenciários, que hoje estão à frente de varias atividades operacionais e administrativas no sistema prisional”, afirmou.

O diretor-geral de Administração Penitenciária, coronel Wellington Urzêda, observou sobre o valor do recurso humano no sistema prisional. “Se não fossem os servidores penitenciários de Goiás, todos eles, ASPs, VPTs, comissionados – todos são essenciais à administração penitenciária, o sistema não se sustentaria. A crise do sistema prisional hoje, comum a todo o País, só não é pior porque temos servidores com alta capacidade técnica e muito comprometidos com suas obrigações. E, em Goiás, nós temos os melhores” disse Urzêda

O coronel ressaltou também a importância do I CTAE 2019 para a categoria de ASP. “Com a formação, esses agentes vão conseguir atuar com maior propriedade e rapidez na realização desse procedimento operacional, o que vai garantir também mais segurança aos servidores e aos custodiados envolvidos no processo”, concluiu.

Durante a solenidade da aula inaugural, os instrutores do curso receberam os brevês do CTAE. São os ASPs: Caio César de Oliveira, Rômulo Ottoni Ferreira, Fábio Carlos Silvério, Rodrigo Arantes Oliveira, Sullivan Fallico Ribeiro, Marco Aurélio Gonçalves, Fábio Marcelo de Araújo, Aluísio Alves Júnior, Marcelo Fernandes Evangelista e Frederico de Oliveira Filho.

A palestra de abertura da Aula Inaugural do I CTAE 2019 foi ministrada pelo ASP Marco Aurélio Gonçalves de Almeida, integrante do Grupo de Escolta Penitenciária.

Compuseram a mesa diretiva da aula inaugural o DGAP Wellington Urzêda, como presidente dos trabalhos; o diretor-geral adjunto, coronel Agnaldo Augusto Cruz; o superintende de Segurança Penitenciária, Jonathan Marques, a superintendente de Gestão Integrada, Maria do Carmo Moreira; o comandante da Ronda Ostensiva Metropolitana, Damata, o Gerente de Ensino da DGAP, Leandro Militão; o presidente da Associação dos Servidores Penitenciários de Goiás, Adalto Nunes; e o vice -presidente da Ação das Comandas, Moisés Dias da Costa.

A capacitação oferecida por meio do I CTAE 2019, em busca da eficiência na execução do serviço público, segue diretrizes do Governo de Goiás para aperfeiçoamento do servidor, de forma a contribuir para manutenção da segurança penitenciária.

Fotos: DGAP

Comunicação Setorial
Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP)
(62) 3201-4726
(62) 99858-4776