Assembleia Legislativa de Goiás homenageia servidores penitenciários pelo Dia do Agente de Segurança Prisional, com a entrega de diplomas de honra ao mérito

Solenidade ocorreu na noite desta terça-feira, no Plenário da Casa

87

 

 


Servidores da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) foram homenageados na noite desta terça-feira -feira, 13/08, no plenário da Assembleia Legislativa de Goiás. Na ocasião, 117 servidores receberam diploma de honra ao mérito em comemoração ao Dia Estadual do Agente de Segurança Prisional em Goiás, instituído pela Lei nº 17.530/11, comemorado anualmente no dia 08 de julho. A homenagem foi proposta pelo deputado Estadual, Jefferson Rodrigues, que presidiu a mesa diretiva, composta pelo Diretor-Geral de Administração Penitenciaria, Coronel Wellington Urzêda; o Diretor-Geral Adjunto, Coronel Agnaldo Augusto da Cruz, superintendentes do órgão, parlamentares da Casa e convidados. Entre estes, a vice-presidente da Associação dos Servidores Penitenciários de Goiás (Aspego), a Agente de Segurança Prisional Alethéia Luthiane Falcão.

O presidente da sessão e autor da propositura da homenagem, Deputado Jefferson Rodrigues, falou aos presentes sobre o orgulho dele na honraria proposta. “Só quando a gente passa perto dos muros das prisões vemos o nível de perigo ao qual vocês estão submetidos. Subo aqui nessa tribuna para homenagear tamanha coragem e a alta competência de vocês nessa missão tão difícil. Vocês são merecedores de uma salva de palmas nesse plenário pelo respeito, o carinho e a consideração dessa Casa por vocês e pelo trabalho que vocês realizam no sistema prisional goiano”, disse o deputado.

A solenidade contou com a parceria da Universal Nos Presídios (UNP), da Igreja Universal do Reino de Deus, que realiza trabalhos voluntários de evangelização e ressocialização em unidades prisionais de Goiás. Representantes de parceiros da DGAP também estiveram presentes, entre eles a Abracrim-GO e a Fan-Padrão que realizam juntas programa de alfabetização de custodiados do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia.

Durante o evento, a coordenação geral da UNP, representada pelo Pastor Pedro, apresentou um vídeo-carta de homenagem aos ASPs e manifestou agradecimento aos servidores da administração penitenciária pelo apoio aos trabalhos voluntários que a equipe da Universal realiza dentro dos presídios no Estado.

O trabalho executado pelos agentes de segurança prisional, lembra o diretor-geral da DGAP, coronel Wellington Urzêda, tem grande valor à administração pública do Estado de Goiás. ” Aqui entre esses servidores, temos mestres, doutores; muitos pós-graduados. Muitos se formaram em ciências humanas, mas são administradores natos. Nós temos investido: compramos equipamentos de segurança, armamento, abrimos vagas, mas não há um bom trabalho sem o servidor. Me envaidece representar o sistema prisional de Goiás com esses servidores honrados, abnegados e de alta capacidade técnica. Estes são os melhores do país”, afirmou.

Urzêda ainda aproveitou a oportunidade para defender a PEC que institui a Polícia Penal em substituição ao Agente de Segurança Prisional, uma reivindicação da categoria em todo país. “Esses servidores exercem papel de polícia sim! São tão importantes quanto todas as polícias. Solicito ao Deputado Jefferson o apoio da sua sigla partidária no Congresso Nacional para a aprovação dessa proposta. Não é só uma troca de nomenclatura, mas é valorização e dignidade pra esses servidores”, completou. O Deputado Eduardo Prado, também presente, se prontificou a levar a reivindicação da PEC ao congresso.

O compromisso da categoria de Agentes de Segurança Prisional com a gestão penitenciária para a ordem e a disciplina no ambiente prisional, com o cumprimento dos preceitos legais no que tange às determinações da Lei de Execução Penal, são regidos pelos princípios da Administração Pública, os quais são a base de todo o trabalho executado pelo Governo de Goiás.

A solenidade contou também com as presenças dos familiares dos servidores homenageados e convidados.

Fotos: DGAP
Comunicação Setorial
Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP)
(62) 3201-4726